Ligar
experiências culturais
A decisão de utilizar iluminação urbana foi tomada para criar uma rota turística espetacular que pudesse realçar as fantásticas vistas de Valladolid. A Aureolighting, uma agência local de design, desenvolveu o conceito dos “Rios de Luz”. O nome faz referência ao rio Esgueva, que em tempos passava pela cidade antiga, mas foi desviado quando Valladolid se começou a industrializar. O projeto iria criar um novo “rio” simbólico onde o Esgueva esteve em tempos, de forma a iluminar com esplendor os espaços e os monumentos ao longo do percurso.
A Philips trabalhou com a ELPA, o fornecedor de eletricidade da cidade, para instalar uma infinidade de equipamento LED ao longo da rota. As luzes levam os visitantes ao longo da rota, iluminando a arquitetura envolvente com uma iluminação colorida e brilhante. A cor principal de Valladolid, o bordô, é utilizada para iluminar os edifícios culturais, enquanto uma cor verde/azulada é utilizada para ajudar as pessoas a navegar pelo percurso do rio. As cores nos restantes edifícios variam consoante os eventos culturais, como o Natal.
De modo a fornecer informações acerca dos monumentos ao longo da rota, instalaram-se ecrãs LED. Surgiram alguns desafios técnicos em relação a este componente adicional da rota, pois a tecnologia para ligar os ecrãs sem fios ainda não estava disponível nessa altura. No entanto, com alguma I&D, encontrámos uma solução e a Philips conseguiu oferecer uma solução pronta a utilizar para a cidade.
A rota Rios de Luz é um exemplo impressionante de iluminação urbana e paisagística. O projeto trouxe um novo charme à cidade e o passeio ao longo da rota é uma experiência fantástica, tanto para turistas como para residentes.
Designer de iluminação
Designer de iluminação
Eventos
O que estamos falando
Nossos aplicativos
Learn LED
hue