Melhorar uma obra de

arte arquitetónica

Finlandia Hall,
Finlândia


Saiba como o Finlandia Hall está a poupar energia e a impressionar os convidados com a iluminação arquitetural.

Conseguimos
reduzir

o consumo de energia nas salas de conferências num terço sem que os participantes nas conferências se tivessem apercebido de qualquer diferença na quantidade de luz.”

Desafio do cliente

 

O Finlandia Hall não é apenas um recinto para eventos, é uma obra de arte. Desenhado pelo lendário designer finlandês Alvar Aalto, oferece um ambiente exclusivo para conferências, banquetes, concertos e muito mais. Poderia a Philips substituir o sistema de iluminação desatualizado e pouco prático por um equivalente eficiente em termos energéticos?

A iluminação adequada 


O sistema de iluminação do Finlandia Hall necessitava de uma revisão. A visão original de Alvar Aalto era que apenas deveriam ser utilizadas lâmpadas de luz incandescentes como única fonte de luz artificial do auditório. No entanto, dado que estas lâmpadas eram propensas ao sobreaquecimento, tinham de ser substituídas frequentemente. Além disso, o calor e o pó deixavam marcas negras no teto. O auditório também possuía uma centena de candeeiros de chão que ficavam incrivelmente quentes e poderiam ter provocado danos consideráveis caso tivessem caído.

 

O LED foi a resposta. Substituímos as lâmpadas incandescentes por lâmpadas MASTER LED, que proporcionam níveis de luz semelhantes sem emitir calor. Estas luzes economizadoras encaixam nas mesmas tomadas que as lâmpadas incandescentes, por isso o recinto podia continuar a utilizar os encaixes desenhados por Alvar Aalto. Os encaixes criam uma atmosfera agradável e relaxante em todo o recinto.

 

No telhado, foram instalados seis dispositivos de iluminação com projetores ColorReach. Esta iluminação arquitetural flexível cria efeitos de iluminação atrativos na fachada do edifício, dando-lhe um aspeto ímpar que pode ser visto de longe. As novas luzes podem ser modificadas para eventos diferentes e, uma vez que são controladas a partir do interior do edifício, os gestores da iluminação nunca terão de aventurar-se e subir ao telhado frio.

 

As luzes interiores são controladas por sensores de movimento que desligam o equipamento automaticamente quando ninguém está por perto. Os controlos de luz inteligentes e o desempenho eficiente em termos energéticos das lâmpadas LED reduziram o consumo de energia num terço, permitindo ao recinto poupar 3500 euros por ano.

  • ColorReach Powercore
    ColorReach Powercore é o primeiro aparelho de iluminação por LED com potência suficiente para iluminar com brilho e dinamismo grandes fachadas. O ColorReach Powercore combina todos...
  • MASTER LEDbulb
    A linha MASTER LEDbulb produz um efeito brilhante dimerizável para criar uma atmosfera acolhedora, o que faz dela a lâmpada ideal para aplicações de iluminação geral no setor hotel...

Luz
luxuosa,
eventos memoráveis

A equipa

Finlandia Hall

Cliente e design de iluminação

Aceder ao Web site

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website