Prémio City.People.Light 
2013

Prémio City.People.Light 2013

Veja o vídeo do projeto de Rietberg vencedor do 1.º prémio

Rietberg, Alemanha

Primeiro prémio – plano de iluminação de um centro urbano histórico


O centro histórico da cidade de Rietberg é um exemplo perfeito de uma iniciativa de planeamento completa que contou com o envolvimento direto de todos os cidadãos no processo criativo, de forma a ajudar a melhorar a vida das pessoas. Foi dada uma atenção especial a soluções de iluminação para crianças e pessoas com deficiência. Foi incorporada iluminação de acentuação no estilo tradicional da arquitetura para preservar o aspeto histórico da cidade.

Além disso, Rietberg substituiu a iluminação por luminárias LED sustentáveis e energeticamente eficientes ligadas ao sistema de gestão de iluminação de elementos e remota digital inteligente CityTouch. O projeto tinha uma instalação muito estruturada e foi planeado até ao mais pequeno pormenor. Rietberg demonstrou que o planeamento também resulta para as cidades de pequena e média dimensão e não serve apenas para as grandes cidades. “A organização profissional de iluminação para os edifícios, as principais ruas comerciais e os espaços verdes melhorou consideravelmente a imagem, a coerência e a atmosfera de Rietberg. Além disso, incentiva o turismo e promove a economia local”, afirmou Zhang Wen, Diretor de Marketing de Iluminação Exterior da Philips da região da Grande China.

O design de iluminação ficou a cargo de Jochen Meyer-Brandis, designer de iluminação/projetista urbano da SMB Aachen. O projeto vencedor de Rietberg e todas as candidaturas aos prémios do ano passado reforçam o papel que a luz pode desempenhar na criação de cidades vibrantes e atrativas que celebram o contributo dos cidadãos e dos visitantes. O resultado mudou o caráter da cidade e transformou-a num centro urbano mais seguro, confortável e convidativo”, afirmou o presidente do júri do prémio city.people.light, Rafael Gallego, acerca do projeto vencedor.

Seul, Coreia do Sul

Segundo prémio – Yeoui Central River Park, Seul, Coreia do Sul


Seul conseguiu ter em conta todos os aspetos do planeamento urbano ao criar uma área pública aberta para os seus cidadãos numa cidade onde o espaço é limitado e o capital imobiliário está, geralmente, reservado para edifícios. O objetivo do projeto de renovação era alterar a imagem conservadora da cidade através da urbanização do terreno próximo da margem do rio onde se situa um grande complexo habitacional. O parque é um exemplo de harmonia e design prático e cria uma forte ligação com a cidade, as pessoas e o rio, melhorando simultaneamente a imagem de Seul. A utilização impressionante de luz a diferentes níveis por todo o parque cria um refúgio quente e convidativo numa grande metrópole. O controlo da grande escala do projeto impressionou o júri e promove uma nova visão de desenvolvimento urbano na Ásia. O design de iluminação foi da responsabilidade de Lee Yeon So, ULP Co.

Genebra, Suíça

Terceiro prémio – Região de Saint-Gervais, Genebra, Suíça


A cidade de Genebra, na Suíça, é um excelente exemplo de um projeto de planeamento urbano bem planeado e executado em que a luz se integra na perfeição no design urbano como um elemento central. O design tinha como objetivo transformar uma zona de tráfego intenso numa área pedonal inteligente e bem desenvolvida para os cidadãos e os visitantes. A qualidade da instalação é impressionante e cobre três praças públicas, Simon-Goulart, Saint-Gervais e Bel-Air, que foram ligadas por meio de um design coerente e um plano de iluminação que orienta as pessoas para várias zonas diferentes. A utilização de luz e sombra e a interação entre a luz, o vento e as pessoas é o que torna este projeto verdadeiramente especial. O design de iluminação foi criado por LEA, Les Éclairagistes Associés em Lyon.

Zhengzhou, China

Menção Honrosa – Millennium Royal Plaza em Zhengzhou, China


Atualmente, a Millennium Royal Plaza, com 280 metros de altura, é a torre mais alta da zona central da China. Na qualidade de monumento da província de Henan e de símbolo da cidade de Zhengzhou, esta torre de estilo neoclássico integra-se harmoniosamente no ambiente circundante. O conceito de iluminação Zen e o padrão de iluminação do tipo “inalar e exalar” recordam às pessoas de que vivem numa cidade com mais de 3500 anos de história. A torre é chamada de Alma da Cidade porque se assemelha a uma lanterna durante a noite, uma ligação perfeita à cidade, às pessoas, à luz e à história. O conceito de iluminação refrescante e a ambição de mudar a mentalidade do design de iluminação asiático para utilizar esquemas de iluminação coloridos, cintilantes e luminosos valeu ao projeto uma Menção Honrosa do júri. Graças à torre, a cidade tem um novo sentimento de identidade e de pertença.

Wuppertal, Alemanha

Menção Honrosa – Nordbahntrasse


A antiga linha ferroviária conhecida como "Nordbahntrasse" e "Rheinische Eisenbahnstrecke", inaugurada em 1879, foi agora transformada numa ciclovia e numa área para caminhadas e patinagem com 22 km de comprimento que atravessa a cidade de Wuppertal. Este percurso passa por seis túneis, atravessa quatro viadutos e conta com um infindável número de pontes, permitindo aos cidadãos chegar mais rapidamente ao centro da cidade e criando melhores experiências de lazer para os habitantes e os turistas. O projeto de Wuppertal foi reconhecido com uma Menção Honrosa pelo seu caráter regional e pela proteção especial da fauna.

Contacte-nos

 

Para obter informações comerciais relacionadas com os nossos sistemas de iluminação profissional, utilize este formulário

 

Para perguntas mais elaboradas, utilize o formulário detalhado

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website