A Areia do Futuro: Philips Lighting transforma o estádio do melhor clube de futebol francês Olympique Lyonnais com a próxima geração de iluminação LED

15 de Junho de 2017

  • O estádio Parc Olympique Lyonnais é o primeiro na França em usar a iluminação dinâmica LED para quadra, com pontos de cor em movimento para elevar a experiência do torcedor
  • Esta combinação inovadora soma níveis novos de funcionalidade, provendo ao estádio a capacidade de oferecer experiências personalizáveis de iluminação para uma ampla gama de eventos, a partir de jogos de futebol até concertos e mais
  • O novo sistema para quadra de Philips ArenaVision LED cumpre os mais recentes padrões das federações esportivas e das emissoras internacionais

 

Suresnes, França - Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LIGHT), um líder global em iluminação, anunciou hoje que a iluminação do estádio no Parc Olympique Lyonnais (Parc OL) mudará à iluminação LED. O estádio com uma capacidade de 59.286, anfitrião da Liga 1 Francesa do clube Olympique Lyonnais, é o primeiro estádio na França em integrar a dinâmica em iluminação de quadra e de tribuna com espetaculares pontos de cor em movimento. Esta combinação oferece uma iluminação para quadra excepcional em eventos esportivos, e a capacidade de enriquecer a experiência dos torcedores através de espetáculos de luzes deslumbrantes durante uma ampla gama de eventos de entretenimento a partir de pre-jogos e intervalos até concertos e muito mais.

 

"Com a implementação da tecnologia de iluminação LED e a tecnologia de controle desenvolvida por Philips Lighting no Parc OL, continuaremos desenvolvendo e investindo no estádio como sede chave do evento na área metropolitana de Lyon", disse Xavier Pierrot, Diretor do estádio de Parc OL "Queremos oferecer uma dimensão nova à experiência de nossos espectadores. Este investimento demonstra uma vez mais, o compromisso de Parc OL em ser um dos cenários reconhecidos mundialmente para a organização e realização de grandes esportes internacionais e de eventos de entretenimento".

 

Olympique Lyonnais é um do times de futebol mais populares na França, participando regularmente em competições européias. Considerando que o novo Philips ArenaVision LED pitch lighting system cumpre com os mais recentes padrões das federações esportivas e das emissoras internacionais, os torcedores em casa e no estádio poderão seguir cada detalhe do jogo em definição alta, apreciando as expressões mais mínimas e as emoções dos jogadores em tempo real e em repetições super lentas, também disponível na aplicação Parc OL. Isto é devido a que a tecnologia LED supera o centelhado geralmente associado com sistemas de iluminação convencionais mais velhos.

 

Ao contrário da iluminação para quadra convencional que pode ser lenta para alcançar o brilho completo, a iluminação para quadra de Philips ArenaVision LED é instantânea. Isto permite aos clubes adaptar velozmente a iluminação às suas necessidades, por exemplo atenuando ou desligando a iluminação de forma que as partes selecionadas da quadra sejam iluminadas para o treinamento ou a manutenção. Além disso, a iluminação é completamente programável e fácil de controlar, permitindo aos usuários criar espetáculos de luzes espetaculares que somam-se à emoção pré-jogo e a experiência do torcedor. A integração das cores em movimento de Philips Entertainment- já usadas eficazmente na Areia de Amsterdã e no Volkswagen Areia em Wolfsburg- é a primeira para a França. Não só será acrescentado à experiência do torcedor, mas também fará que o estádio seja um lugar mais atraente para abrigar outros esportes e eventos de entretenimento.

 

"Os incríveis espetáculos de luzes podem ser criados usando a combinação do Philips ArenaVision LED pitch lighting system e as cores em movimento. Através deste sistema inovador de iluminação, nós estamos contribuindo ao desenvolvimento de Parc OL", disse Christophe Guidon, Diretor de vendas públicas de Philips Lighting na França. "Nós estamos orgulhosos desta colaboração para criar padrões novos tanto para a experiência do estádio como para os espectadores em televisão. Esta tecnologia, sinônimo de durabilidade e extrema flexibilidade, abre caminho para um padrão novo de iluminação esportiva e eleva a barra mais alta para estádios do mundo inteiro" para estádios".

 

A iluminação para quadra está composta de: 260 acessórios Philips ArenaVision LED gen2; 20 projetores de cor em movimento Philips Vari-Lite VL6000; 66 acessórios Philips ClearFlood Large  (usado nas tribunas)- os quais estão controlados pelo sistema de controle e de rede Philips Strand NEO. A implementação da iluminação LED estará pronta para o primeiro jogo de Lyon da temporada de futebol francês o 5 de agosto de 2017.

 

Notas para os editores:

 

  • A iluminação para quadra de Philips ArenaVision LED é o resultado da experiência do centro de Philips Lighting R&D com sede em Miribel (perto de Lyon). O projeto Parc OL foi designado a Philips Lighting e um consórcio de Spie, Serpollet e Cobalto.
  • Philips Lighting tem estado iluminando importantes eventos esportivos durante mais de 60 anos.
  • Philips Lighting é o líder mundial em iluminação LED e iluminação esportiva e é responsável pela iluminação para quadra campo por mais do 65 por cento dos estádios usados para os eventos de esporte principais internacionais.
  • Mais que 60% dos estádios usados pelos clubes do futebol na França que estão iluminados por Philips Lighting.
  • O 55 por cento dos estádios principais de futebol do mundo contêm a tecnologia de Philips Lighting.

Para mais informação, por favor contate:

Philips Lighting Relações com a Mídia

Neil Pattie

Tel: +31 6 1508 4817

Email: neil.pattie@philips.com

Sobre Philips Lighting

Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LUZ), líder mundial em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que desbloqueiam o valor do negócio, proporcionando experiências ricas para o usuário que ajudam a melhorar a vida. Servindo aos mercados profissionais e de consumo, nós lideramos a indústria aproveitando a Internet das Coisas para transformar casas, prédios e espaços urbanos. Com vendas de 7,1 bilhões de EUR em 2016, temos cerca de 34.000 empregados em mais de 70 países. As notícias de Philips Lighting estão em http://www.newsroom.lighting.philips.com e em Twitter via @Lighting_Press.

 

Créditos das Fotografias

©Parc OL / Populous / Intens-Cité / Paul Thouvenin