Chamando aos apaixonados pelos morcegos - Os cientistas de Philips Lighting desenvolvem uma iluminação LED para estradas que não incomodarão aos morcegos 

 

Preservar o meio ambiente: uma nova iluminação amigável para os morcegos, não vai incomodar os morcegos tímidos para a procura de comida, diz o estudo do Instituto Holandês de Ecologia 

1 de junho de 2017

Eindhoven, Países Baixos – Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LUZ), líder mundial em iluminação, anunciou hoje os resultados da pesquisa sobre a resposta dos morcegos aos diferentes espectros de luz publicados na revista Royal Society Procedimentos B. A iluminação LED Philips ClearField, recentemente lançada, foi usada na pesquisa e demostrou que não altera o hábitat das espécies de morcegos tímidos à luz, à noite.

Para o estudo que começou em 2012, o Instituto Holandês de Ecologia (NIOO-KNAW) e a Universidade de Wageningen trabalharam em colaboração com Philips Lighting para pesquisar como as espécies de morcegos reagem a diferentes cores de luz em seu hábitat natural.

 

O uso da luz artificial à noite, aumentou de forma dramática no mundo inteiro e é previsto que o brilho do céu cresça um 6% por ano. Para os animais noturnos como os morcegos, que se adaptaram na procura de comida na escuridão, a luz artificial pode afetar notavelmente seus níveis de atividade.

 

Para o experimento utilizou-se uma configuração científica única, de oito sítios de campo nos Países Baixos, para estudar a resposta dos morcegos a três espectros diferentes de luz experimental em um hábitat natural, de outro modo, escuro e calmo. Os postes de luz LED de Philips se instalaram emitindo luz vermelha, verde e branca usando a tecnologia Philips ClearField para a luz LED vermelha e a tecnologia Philips ClearSky para a emissão de luz verde. Todas as luzes LED produzem uma intensidade de luz geralmente usada em iluminar estradas rurais.

 

"Ao trabalhar junto com Philips Lighting nós estamos dando um passo crucial na pesquisa da tecnologia de iluminação LED que não afeta às espécies de morcegos e em preservar a vida selvagem e o meio ambiente", disse Dr. Kamiel Spoelstra, pesquisador do Instituto Holandês de Ecologia.

 

"O relatório é a culminação de cinco anos de pesquisa e tem estabelecido como a luz pode proteger os morcegos que são um grupo de espécies em perigo de extinção nível mundial. Junto com NIOO-KNAW, nosso seguinte passo é construir sobre essa pesquisa e avaliar quanto do hábitat dos morcegos está se perdendo quando é utilizada luz prejudicial e como a luz Philips ClearField pode atenuar isto", dise Maurice Donners, Senior Científico de Philips Lighting.

 

O experimento revelou que as luzes brancas e verdes, devem ser evitadas em áreas escuras e hábitats naturais, já que reduzem os níveis de atividade das espécies de morcegos tímidos, enquanto a luz LED de Philips ClearField não afeta seu níveis de atividade na procura de comida durante à noite. Para limitar o impacto negativo da luz durante à noite nas espécies de morcegos, a iluminação de Philips ClearField pode se utilizar quando a iluminação é necessária no hábitat natural do morcego, de outro modo, escuro e calmo.

Para maior informação, por favor contate:

Philips Lighting

Anne-Marie Sleurink

Tel: +31 6 52 59 63 81

Email: anne-marie.sleurink@philips.com

 

NIOO-KNAW

Instituto Holandés de Ecología
Froukje Rienks

Tel: +31 6 10 48 74 81

Email: F.Rienks@nioo.knaw.nl

Sobre Philips Lighting

Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LUZ), líder mundial em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que desbloqueiam o valor do negócio, proporcionando experiências ricas para o usuário que ajudam a melhorar a vida. Servindo aos mercados profissionais e de consumo, nós lideramos a indústria aproveitando a Internet das Coisas para transformar casas, prédios e espaços urbanos. Com vendas 7,1 bilhões de EUR em 2016, temos cerca de 34.000 empregados em mais de 70 países. As notícias de Philips Lighting estão em http://www.newsroom.lighting.philips.com e em Twitter via @Lighting_Press.