Philips Lighting e o Banco Interamericano de Desenvolvimento iluminam a vida de milhares de mexicanos através do projeto de integração social

29 de maio de 2017

  • O programa “Ilumina sua Vida" beneficiará mais de 12 mil pessoas ao redor do México.
  • Iluminação de quadras de esportes e espaços de comunidade promove a eficiência de energia e a integração de comunidade na América Latina.

 

México 29 de maio de 2017-  Foram inaugurados em La Paz, BCS, o programa "Ilumina sua Vida", promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Philips Lighting. O que uma vez foi conhecido como "Centros de Comunidade de Philips Iluminação", esse programa novo abrange 23 espaços comunitários em quatro países da América Latina (Colômbia, Peru, México e Brasil) e tem como objetivo prover iluminação eficiente e de baixo custo para quadras de esportes e outros espaços comunitários, melhorando a segurança e integrando à comunidade.

 

Mais de 12,000 pessoas serão beneficiadas com oito espaços comunitários distribuídos nos estados de Baja Califórnia Sul, Campeche, Oaxaca e Veracruz, os quais terão luminárias de tecnologia LED, e outros fornecidos com energia que vem de painéis solares, os quais somente com quatro horas do sol, podem dar luz durante para duas noites de atividades.

 

De um mesmo modo, foram inauguradas instalações na quadra esportiva da Colônia Fidel Velázquez, no São Francisco do Campeche e em Champotón, no estado de Campeche. Mais tarde em Oaxaca, haverá inaugurações nas municipalidades de San Martin Pêras, União dos Angeles e San Juan Cotzocón.

 

"Ilumina sua Vida procura transformar a vida das pessoas em áreas rurais e urbanas por meio do acesso a serviços sustentáveis de iluminação como são o LED e Solar LED", disse Rodolfo Flores, Diretor Geral Philips Iluminação. "O programa na América Latina terá um investimento de 1 milhão dólares, mas o impacto que nós teremos em cada comunidade será muito maior que isso. Nossa colaboração com o BID e com o governo de Baja Califórnia Sul, iluminará as pessoas de La Paz e eles terão um espaço onde é promovido o esporte e a convivência dentro das comunidades mais seguras."

 

Verónica Zavala, Representante do BID no México quem esteve nas inaugurações no Campeche e Baja Califórnia Sul, sinalizou que "on-line com o Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis que o BID está implementando em 50 cidades da América Latina e o Caribe, e com a contribuição da Divisão de Energia do BID, o programa "Ilumina sua Vida" nos permite continuar contribuindo ao desenvolvimento sustentável das cidades apoiando e promovendo a eficiência energética e o emprego de energias renováveis."

 

O BID e Philips Lighting trabalham próximo aos governos locais, organizações não governamentais (ONGs) e a comunidade para habilitar os espaços públicos, através de um investimento de aproximadamente $45,000 dólares para iluminar cada um desses centros sociais e desse modo, oferecer um ponto de encontro seguro, multidisciplinar e divertido no qual atividades recreativas e sociais podem acontecer.

 

A quadra da colônia Pitahaya, na municipalidade de La Paz, Baja Califórnia Sul, conta com a tecnologia mais alta de iluminação para utilizar luminárias LED, as quais, permite uma poupança de energia de 50% sobre a tecnologia convencional oferecendo maior qualidade para todos os habitantes de forma que possam praticar esporte e atividades recreativas, em um ambiente seguro, sem importar a hora. O LED desenvolvido por Philips Iluminação tem um período de vida de cerca de 20 anos e evitará a emissão de até 57 toneladas de CO2 mesmo que beneficiará diretamente para mais de 2,500 pessoas.

 

"Nós apreciamos o apoio que oferece o Banco Interamericano de Desenvolvimento e Philips Iluminação, pela doação que tem feito para essa quadra da colônia Pitahaya; por outro lado, nós reforçamos nosso compromisso para continuar trabalhando em obras, programas e ações que promovam o desenvolvimento de todos os sudcalifornianos já que somente assim,  com o esforço combinado, é como se poderá construir o melhor futuro para nosso estado", comentou o governo de Baja Califórnia Sul.

 

Previamente à inauguração em La Paz, tivemos a participação do ex-futbolista da seleção holandesa, Johan Neeskens, que ofereceu uma qualificação especial junto a treinadores de times de futebol das comunidades locais junto a representantes da Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB), os quais através do programa "World Coaches" procuram  fomentar a vida comunitária, o esporte e o desenvolvimento da juventude nas comunidades.

Para maior informação:

Contato de Imprensa Philips Lighting

Javier Tuiran O.

Head of Integrated Communications, Philips Lighting LATAM

javier.tuiran @philips.com

 

Mario Domínguez

Tel. +52 (55) 5985-7823

mario.dominguez@alterpraxis.com.mx

Contato de Imprensa Banco Interamericano de Desenvolvimento

Geri Smith

Tel. +1-202-623-3507

GERIS@iadb.org

Sobre Philips Lighting

Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LUZ), líder mundial em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que desbloqueiam o valor do negócio, proporcionando experiências ricas para o usuário que ajudam a melhorar a vida. Servindo aos mercados profissionais e de consumo, nós lideramos a indústria aproveitando a Internet das Coisas para transformar casas, prédios e espaços urbanos. Com vendas 7,1 bilhões de EUR em 2016, temos cerca de 34.000 empregados em mais de 70 países. As notícias de Philips Lighting estão em http://www.newsroom.lighting.philips.com

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é um das fontes principais de financiamento em longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também leva a cabo projetos de pesquisa de vanguarda e  oferece consultoria sobre política, assistência técnica e qualificação para clientes públicos e privados na região. www.iadb.org