Philips Lighting  faz que o cenário da estrela do rock alternativo ganhador do Grammy, Wilco, brilhe

 

A luminária de Philips VL4000 Spot é uma parte fundamental do design teatral do tour mundial de Wilco a qual traz o conceito de vida visual inspirado em um Templo de Santa Fe

8 de Maio de 2017

Dallas, Texas – Philips Iluminação (Euronext Amsterdam ticker: LUZ), líder mundial em iluminação, hoje anunciou que sua iluminação no cenário fornecera efeitos centrais de iluminação ao design artístico do cenário de Wilco, a lenda do rock alternativo do Chicago, no tour mundial da banda. Em apoio de seu decimo álbum de estúdio, Schmilco, o tour vai visitar os Estados Unidos, Europa e América do Sul.

 

O designer em iluminação Jeremy Roth tem pronunciado que Philips Vari-Lite VL4000 Spot é parte fundamental no design ambicioso do set teatral do tour– já que é estilisticamente mais similar de um fundo de Broadway ou de uma ópera de aquele padrão do rock & roll.

 

O conceito visual de Jeff Tweedy para o tour, o homem ao frente de Wilco, se inspirou por uma cenografia teatral de uma cena de uma floresta 3D em um Templo Maçônico em Santa Fe, Novo México. Ao puro estilo experimental de Wilco, Tweedy quis emular esta justaposição do mundo natural e a teatralidade aberta para o espetáculo da banda. Lhe pediu a Roth, designer de iluminação da banda durante os últimos seis anos, que ajudasse em trazer sua visão à realidade. 

 

“Jeff trouxe algumas fotos da cenografia do templo e começamos a discutir como transformá-la em um design de produção para o tour de Wilco”, explicou Roth, quem também trabalhou com a estrela de dubstep Skrillex e a lenda do country de Sheryl Crow.

 

Sob a direção de Roth e Tweedy, a artista cênica de Nova Iorque, Valerie Light, pintou à mão um conjunto de fundos teatrais cortados de musselina e de rede. No entanto, Roth tem batalhado em achar um dispositivo de iluminação para a luz de fundo a qual descreve como trabalho “dolorosamente belo”. Ele disse que o processo foi “longo e pesado”.

 

“Foi tudo sobre iluminar a cenografia, então os dispositivos tiveram que ficar muito bem, com altas capacidades para atenuar-se e com excelentes habilidades para texturizar. Além disso, deviam ter uma cor magnifica –para ressaltar o belo cenário,” continuou Roth. “Deviam ser, também, relativamente pequenos e iluminados devido ao limitado espaço no ônibus do tour e devido à capacidade restritiva em alguns teatros.”

 

Os assuntos eram mais complicados porque o Roth também quis projetar nuvens ao vento através do pintado à mão, fundo da musselina como 'céu.' "Para as nuvens não conseguimos usar um padrão de globo e girá-lo- porque as nuvens só girariam no céu - para o que teve que ser feito com algum tipo de roda de animação. Procuramos muitas opções diferentes. Ao final, o Philips Vari-Lite VL4000 Spot foi a única luz que conseguimos achar para que pudesse combinar com a gama de zoom apropriada, com a ótica e brilho, com uma roda de animação personalizada e que pudesse ser inserida dentro do dispositivo e ser ajustada do horizontal à vertical."

 

Colin Kavanagh, Gerente Geral de Philips Entretenimento Iluminação disse: “Como o design de iluminação maravilhoso, de Jeremy Roth para Wilco, demonstra habilmente o Philips Vari-Lite VL4000, é verdadeiramente a seguinte geração em luminárias, oferecendo aos designers em iluminação possibilidades de entretenimento trazendo a maior experiência em tecnologia de Philips Iluminação ao design dos produtos de entretenimento.”

 

O tour de Wilco Schmilco começou o 30 de Agosto de 2016 em Salt Lake City e vai finalizar o 11 de Agosto de 2017 em Denver.

Para maior informação, por favor contate:

Bengi Silan Genc

Gerente de Relações com a Mídia Global, LED & Iluminação Especial

Philips Lighting

Tel: +31 6 25441798

E-mail: bengi.genc@philips.com

 

Teresa Vallis

Gerente de Marketing EMEA, Entretenimento

Philips Lighting

Mob: +44 (0) 7747006309

teresa.vallis@philips.com

Acerca de Philips Lighting

Philips Lighting (Euronext Amsterdã ticker: LUZ), líder mundial em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que desbloqueiam o valor do negócio, proporcionando experiências de usuário ricas que ajudam a melhorar a vida. Servindo aos mercados profissionais e de consumo, nós lideramos a indústria aproveitando a internet para transformar casas, prédios e espaços urbanos. Com vendas 7,1 bilhões de EUR em 2016, temos cerca de 34.000 empregados em mais de 70 países. As notícias de Philips Iluminação estão em http://www.newsroom.lighting.philips.com e em Twitter via @Lighting_Press.