Transformar praças urbanas

em pontos de encontro

Praças de Saint-Gervais,
Genebra, Suíça


Saiba como praças urbanas simples se transformaram em pontos de encontro entusiasmantes com iluminação de praças LED.

Graças a LEDs energeticamente eficientes e
com manutenção reduzida,

Genebra está a poupar dinheiro e a melhorar a qualidade de vida dos residentes e dos visitantes."

Desafio do cliente


A região de Saint-Gervais em Genebra estava a passar por uma renovação radical. Com o intuito de criar mais áreas onde os residentes pudessem relaxar e socializar, a autarquia local transformou três praças urbanas em pontos de encontro para peões. Para completar a transformação, era necessária uma solução de iluminação apelativa.

 

A iluminação adequada 


Antes das renovações, as três praças eram locais muito diferentes. A Place Simon-Goulart era uma área de estacionamento, a Place de Saint-Gervais era um ilhéu direcional e a Place de Bel-Air era uma interface de transportes públicos pouco convidativa. No âmbito das transformações, as três praças precisavam de iluminação que estivesse em conformidade com o Plano de Iluminação de Genebra.

 

A Place Simon-Goulart tornou-se um amplo ponto de encontro para todas as gerações e inclui fontes e uma arquitetura apelativa. A iluminação de praças Philips foi utilizada para criar uma atmosfera segura e social capaz de atrair os residentes depois de escurecer. O sistema de iluminação encontra-se suspenso por cabos oito metros acima do nível da rua para libertar uma área tão vasta quanto possível no solo. Um “candelabro”, composto por três luzes de rua equipadas com LEDs, ilumina o centro da praça sem criar encandeamento desconfortável.

 

Na Place de Saint-Gervais, as luminárias de montagem em parede libertam espaço e favorecem um ambiente social confortável. Na Place de Bel-Air, foram instalados pontos LED RGB no topo de postes triangulares. Como se trata de uma praça batida pelo vento, as luzes foram programadas para mudar de cor de acordo com a velocidade do vento. Este efeito de alteração de cor é um tema de conversa entre os residentes e dá um novo sentimento de orgulho à zona.

 

A instalação de Genebra causou sensação no prestigiado concurso city.people.light da Philips de 2013, tendo sido galardoada com o terceiro prémio.

Complementar
o design urbano

A equipa

Região de Saint-Gervais, Genebra

Cliente

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website