Controlo de energia

avançado

Torre Sequana,
Issy-les-Moulineaux, França

 

Saiba como a iluminação de escritório está a ajudar a Torre Sequana a reduzir o consumo de energia.

Queríamos
construir

um edifício que estivesse em harmonia com a imagem da Bouygues Telecom, um edifício com um perfil distinto. Como é óbvio, o conforto e a eficiência, aliados às considerações ambientais, também eram fatores-chave.”

 

– François Delatouche, Diretor de Ambiente de Trabalho da Bouygues Telecom

Desafio do cliente

 

A Torre Sequana é o lar de um gigante das telecomunicações. Com mais de 100 m de altura e acolhendo 2400 funcionários da Bouygues Telecom, foi construída no âmbito de um programa de regeneração urbana. Poderia a iluminação de escritório inteligente ajudar o edifício a atingir os seus objetivos de poupança de energia?

A iluminação adequada 


A Torre Sequana foi construída no âmbito de um projeto destinado a criar 100 000 m² de novos espaços de escritórios em Issy-les-Moulineaux. As preocupações ecológicas eram uma grande prioridade para os construtores e todos os espaços tinham de obter certificação ambiental. Um dos principais objetivos para a Torre Sequana era reduzir o consumo de energia para 90 kWh/m²/ano. Este valor é três a quatro vezes inferior ao consumo médio das torres da zona da La Défense, em Paris.


A equipa de design dedicou-se a desenvolver um sistema de iluminação de escritório capaz de criar um equilíbrio entre o conforto e a eficiência energética. Foram utilizados equipamentos de iluminação LED e T5 para criar um ambiente acolhedor e produtivo com um consumo de energia reduzido. Contudo, a atração central da nova instalação foi a solução Philips Somfy Light Balancing.


Este sistema regula a quantidade de calor e de luz que entra no edifício vinda do exterior. Foram instalados 3500 estores automatizados em redor do edifício, controlados por motores Somfy LW. Os estores são ativados para gerir o calor, reduzir o encandeamento desconfortável e tirar partido da posição do sol. Quando os estores estão fechados, os níveis de luz artificial são aumentados. Quando os estores estão abertos, a iluminação artificial é reduzida, de modo a criar níveis de luz ideais para as atividades dos escritórios.

Graças à solução Philips Somfy Light Balancing, foram atingidas as metas estabelecidas em termos dos níveis de consumo de energia. A Torre Sequana recebeu um nível de desempenho de 10 em matéria de conforto visual de acordo com o procedimento de classificação ambiental HQE (Haute Qualité Environnementale).

Philips | Somfy

Eficiência energética otimizada. A Philips e a Somfy permitem-lhe controlar totalmente a iluminação e o calor no seu edifício.

Ver produto

Melhorar a produtividade
através da luz

A equipa

Bouygues Telecom

Cliente
Web site

Bernardo Fort-Brescia, Arquitectonica

Arquiteto
Web site

Somfy

Parceiro Philips
Web site

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website