Iluminação de escritório: criar um

ambiente

mais verde

Escritório da Apator S.A, Ostaszewo, Polónia

 

Saiba como a Apator S.A se está a tornar “verde” com iluminação de escritório inteligente e controlos de persianas automáticos.

A nossa decisão de escolher um
sistema integrado Philips

e Somfy baseou-se, principalmente, em dados confirmados que mostravam como essa tecnologia nos poderia ajudar a reduzir os custos de consumo de energia. Embora o sistema seja extremamente avançado do ponto de vista tecnológico, a sua utilização é fácil e intuitiva. Além disso, estamos totalmente satisfeitos com o conforto e a flexibilidade de iluminação que a solução, adaptada às nossas necessidades, nos oferece. Devo acrescentar ainda que o profissionalismo dos engenheiros da Philips e da Somfy fez da nossa colaboração durante o processo de implementação um êxito.”

 

– Janusz Niedźwiecki, Presidente do Conselho de Administração da Apator S.A.

Desafio do cliente

 

Após uma rápida expansão da sua atividade, a Apator S.A percebeu que precisava de uma casa maior. Depois de transferir algumas das suas principais divisões para novas instalações, em Ostaszewo, o próximo passo seria obter tecnologia de escritório tão moderna quanto a sua nova oficina. A Apator S.A recrutou a Philips para renovar os seus sistemas de iluminação e reduzir o consumo de energia em 30%.

A iluminação adequada

 

A equipa da Apator S.A está bastante familiarizada com a inovação. Os seus engenheiros de renome produzem equipamentos de medição de alta qualidade, fabricados quase exclusivamente com componentes produzidos pela própria empresa. Após a mudança para um novo espaço com cerca de 1400 metros quadrados, as suas instalações estavam equipadas com inúmeras soluções modernas de tecnologia, automatização e gestão do processo de produção. Com o desejo de modernizar também os seus escritórios, a Apator solicitou a ajuda da Philips para encontrar uma solução de iluminação.


Uma tecnologia de iluminação inovadora trouxe dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, utilizámos equipamentos DayZone e PowerBalance economizadores de energia para iluminar o espaço do escritório, proporcionando uma luz confortável de alta qualidade com um baixo consumo de energia. Em seguida, instalámos um sistema Philips Dynalite para permitir o controlo total do conceito de iluminação. Este sistema de controlo, integrado com um sistema de controlo de persianas Somfy animeo IB+, mantém os níveis de calor e de luz ao detetar a quantidade de luz natural que entra no escritório vinda do exterior.  Depois, o sistema ajusta o brilho dos equipamentos de iluminação e sobe ou desce as persianas conforme necessário, de forma a limitar a utilização do ar condicionado e da luz artificial apenas ao essencial.


Mas a poupança não para por aí. Os sensores de movimento instalados nas salas detetam a presença humana, diminuem a intensidade da luz e, por fim, desligam a iluminação, eliminando o desperdício de energia. Este sistema de controlo inteligente também permite que os utilizadores ajustem as luzes e as persianas manualmente. Como resultado destas melhorias, o escritório desfruta agora do máximo conforto visual e térmico, controlado a partir de uma interface fácil de utilizar. Além disso, a tecnologia Philips ajudou a Apator S.A a concretizar as suas metas em termos de consumo de energia, reduzindo, simultaneamente, os custos operacionais e as emissões de CO2.

 

Nunca foi tão fácil melhorar a sustentabilidade. Graças aos sensores de movimento e de luz natural, os controlos Dynalite garantem agora que as luzes estão ligadas apenas quando são necessárias e eliminam o desperdício de energia.

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website