Reduzir

a ansiedade
com luz

University Medical Center,
Groningen, Países Baixos


Saiba como o UMCG está na vanguarda de iniciativas de poupança de energia com iluminação hospitalar moderna.

As soluções de iluminação
nos

dois departamentos de neurocirurgia, no âmbito do projeto Hospilot, aumentaram o conforto e reduziram o consumo de energia. Uma experiência visual melhorada confirmada pelos nossos funcionários como uma excelente melhoria.”

 

- Henk Timmerman, Diretor do Edifício e Infraestruturas do UMCG

Desafio do cliente


O University Medical Centre (UMCG) em Groningen é um dos maiores hospitais nos Países Baixos. O local de 350 000 m2 alberga um grande número de funcionários, o que gera um elevado consumo de energia. No âmbito do projeto de energia Hospilot, poderia a Philips fornecer um sistema de iluminação confortável e amigo do ambiente?

A iluminação adequada

 

O objetivo fundamental do projeto Hospilot era poupar eletricidade. A finalidade era medir o efeito da tecnologia eficiente em termos energético em três hospitais europeus. O processo envolvia a medição do consumo de energia para aquecimento, ventilação, ar condicionado e iluminação ao longo de um ano e, posteriormente, ver a diferença que os novos sistemas conseguiam fazer.

 

A iluminação LED foi instalada no hospital para melhorar o conforto dos funcionários e dos pacientes e ao mesmo tempo reduzir a utilização de energia. As salas de dia e as salas de estar foram equipadas com iluminação descendente LED LuxSpace Mini e um sensor OccuPlus que regula automaticamente as luzes. Além disso, os próprios visitantes e pacientes podem alterar o ambiente através do controlador ToBeTouched, o que lhes transmite uma sensação reconfortante de controlo.

 

Para proporcionar uma luz agradável sem encandeamento nas unidades, foi adicionada iluminação LED descendente LuxSpace Compact. Nos lavabos, os LED LuxSpace Micro ativados pelo movimento desligam-se automaticamente quando o local está vazio, poupando energia. Os escritórios foram equipados com luminárias encastradas TL5 de baixa potência e o corredor foi equipado com LED SmartForm. Esta luz inovadora possibilita opções melhoradas de regulação e evita o encandeamento dos pacientes que estão a ser transportados em camas.

 

Os novos sistemas de iluminação permitem poupanças significativas e estão a encantar os funcionários. O Diretor Hank Timmerman afirma: “É excecional testemunhar a grande diferença que a luz pode fazer; melhorou realmente a experiência visual. Os funcionários realçaram que o ambiente de trabalho é agora muito mais agradável.”

  • Interfaces inteligentes
    A linha ToBeTouched compreende interfaces de usuário para estimular a interatividade do usuário com o sistema/as luminárias. Existe uma interface de usuário ToBeTouched praticament...

Reduzir a ansiedade
com luz

A equipa

University Medical Center, Groningen

Cliente

Unica

Instalador

Peter van Dijken e André Hundt (UMCG), Arend Riemersma (Unica)

Líderes do projeto

Sjef van Eggelen, Iluminação Philips

Designer

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website