Mais marcas da

    Evitar o desconforto
    com a luz

    Clínica de Psiquiatria, Hospital do Cavaleiro de S. João de Jerusalém, Oberhausen, Alemanha


    Saiba como a luz está a facilitar a vida dos pacientes na Clínica de Psiquiatria em Oberhausen.
    Enfermeira a caminhar num corredor iluminado pela Philips na clínica psiquiátrica

    Alcançámos o
    nosso objetivo

    de criar uma atmosfera agradável para os nossos pacientes e terapeutas, com aquele toque pessoal. O efeito que a luz tem nas pessoas não deve ser subestimado, e é por isso que estou convencido de que utilizar a iluminação da forma correta pode ter um efeito terapêutico benéfico.“

     

    - Manfred Rönfeldt, Diretor Técnico de Psiquiatria, Oberhausen

    Quarto de doentes na clínica psiquiátrica iluminada pela Philips
    Quarto de doentes na clínica psiquiátrica iluminada pela Philips

    Desafio do cliente


    A Clínica de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicossomática é um estabelecimento com um pensamento vanguardista. Com base no Hospital do Cavaleiro de S. João de Jerusalém em Oberhausen, presta tratamento a centenas de pacientes internados. Com o intuito de criar uma atmosfera atenciosa para os pacientes, a clínica pediu ajuda à Philips.
    Enfermeira a caminhar num corredor iluminado pela Philips na clínica psiquiátrica

    A iluminação adequada

     

    Desde a sua abertura em 1978, a clínica sempre se dedicou aos cuidados aos pacientes. Quando o departamento conseguiu aumentar as instalações em mais 160 quartos, procurou um novo sistema de iluminação. Esperava-se que a iluminação agradável pudesse afastar os pensamentos dos hospitais assustadores e pouco convidativos, ajudando as pessoas a ver a clínica como um lugar amigável e atencioso.

     

    A iluminação hospitalar Philips injetou alguma inovação nas instalações. Os diretores da clínica optaram pelo conceito da “Luz Pessoal”, que permite que os funcionários e os pacientes ajustem a iluminação dos quartos e dos corredores segundo as suas necessidades. Este nível de controlo individual é reconfortante para os pacientes e ajuda o pessoal médico a desempenhar as tarefas com maior facilidade.

     

    A luz é fornecida principalmente pelas luminárias Rotaris e Savio. É possível optar pelas cores de luz de entre 2700 Kelvin (branco quente) e 6500 Kelvin (branco da luz do dia). Estes valores correspondem à luz natural existente no exterior, pelo que estes tipos de luz permitem que os níveis de melatonina e cortisol do corpo sejam ajustados seletivamente, produzindo uma resposta calmante ou estimulante. A intensidade e a cor da luz podem ser ajustadas separadamente ao tocar num botão.

     

    Como resultado da nova iluminação do hospital, a clínica possui uma atmosfera reconfortante e acolhedora que ajuda a manter os pacientes à vontade.

    • Savio TCS760/770
      Savio TCS760/770
      Featuring Philips’ patented micro-lens optic technology, Savio is a complete luminaire range that offers the ideal combination of stylish design and optimum performance for both ta...

    Deixar os pacientes
    à vontade

    A equipa

    Manfred Rönfeldt, Psiquiatria, Oberhausen

    Gestor de projetos

    Petra Sachse

    Arquiteto

    Petra Wörner

    Arquiteto

    Martin Sonis, K sys Krankenhaus Systemtechnik

    Instalação

    Ralf Nowack, Iluminação Philips

    Consultor de iluminação

    Casos relacionados