Combater

as alterações

climáticas

Supermercados Consum,
Valência, Espanha  


Saiba como o Consum reduziu a sua pegada de carbono através de sistemas de iluminação LED.

A utilização da tecnologia
LED 

   

como ponto de partida foi uma boa decisão. Os sistemas LED da Philips proporcionam o menor consumo de energia possível que existe atualmente, além de fornecer iluminação com uma qualidade à altura da marca Consum.”

 

- D. Emilio Bermell – Gestor da Divisão de Obras, Departamento de Desenvolvimento

Desafio do cliente

 

O Consum é um gigante do retalho, sendo a maior cadeia de supermercados da costa do Mediterrâneo em Espanha. Com o objetivo de reduzir a sua pegada de carbono anual em 5%, entrou em contacto com a Philips para saber de que forma a iluminação economizadora podia ajudar.

A iluminação adequada 


O novo supermercado Consum em Bexti era o campo de ensaio ideal para o LED. Ao instalar os nossos equipamentos e sistemas de controlo inovadores, a empresa conseguiu determinar a quantidade de energia que se podia poupar ao implementar a iluminação LED nas lojas. Tendo isto em conta, começámos a substituir a iluminação geral da loja pelos MASTER LEDtubes GA. Este equipamento é o substituto ideal da iluminação fluorescente tradicional, graças à sua qualidade e distribuição de luz impressionante, que cria um ambiente agradável na loja. A atualização também proporcionou uma poupança energética de 45%.

 

Para a iluminação de acentuação, instalámos iluminação descendente LuxSpace Accent, que pode ser direcionada para os produtos para criar apresentações vistosas. As paredes e as arcas frigoríficas foram equipadas com MASTER LEDtubes SA. Estes equipamentos são perfeitos para iluminar frigoríficos, graças ao seu funcionamento que não produz calor e aos encaixes rotativos, que podem ser utilizados para fazer sobressair determinados produtos em relação a outros.

 

A instalação de um sistema de iluminação LED excedeu todas as expetativas. O novo sistema produz os mesmos níveis de luz que o anterior, mas com as vantagens acrescidas do LED – luz branca nítida, com excelente restituição cromática que melhora a aparência dos produtos. O diretor de manutenção, Javier Martínez, elogiou a atualização: “Agora temos um supermercado equipado com a melhor tecnologia de iluminação no mercado, que está a gerar uma poupança energética de 60% em comparação com a instalação anterior. Já nos podemos orgulhar de ter o supermercado com a iluminação mais eficiente de toda a Comunidade Valenciana."


A nova solução de iluminação de supermercados reduz a utilização de energia na loja em 35%, um passo importante no cumprimento dos objetivos ambientais do Consum. Esta mudança também vai poupar dinheiro ao Consum em termos de despesas de energia, tal como o fará a vida útil de 10 anos do LED, que reduz os requisitos de manutenção da iluminação para zero.

Combater
as alterações climáticas

A equipa

Supermercados Consum

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website