Um aspeto renovado para um

franchise famoso

Carrefour,
Santiago de Compostela, Espanha


Saiba como o grupo Carrefour trouxe iluminação natural para um hipermercado sem janelas, através de uma iluminação de supermercados inteligente.

Se a iluminação
for definida para 100%,

o resultado é bastante semelhante à luz natural.”

Desafio do cliente

 

O Carrefour, o maior retalhista da Europa, ia abrir um novo hipermercado no Noroeste de Espanha. Sem pontos de entrada de luz natural no edifício, a empresa necessitava de uma forma de criar um ambiente de compras natural. Poderia a Philips ajudar o Carrefour a atingir os níveis de luz ideais e a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade?

A iluminação adequada 


Com mais de 9500 lojas em 32 países, a Carrefour sabe bem o que é o mundo das compras. A empresa, fundada em 1959, desenvolveu-se para se tornar no maior retalhista da Europa e o segundo maior do mundo. Quando abriu um novo hipermercado em Santiago de Compostela, a iluminação revelou-se um grande desafio, pois as instalações não tinham qualquer ponto de entrada de luz natural. Em harmonia com os esforços de sustentabilidade do grupo, era necessária uma solução de iluminação eficiente em termos energéticos.

 

O LED foi a resposta. Para a iluminação geral, o LED Maxos foi utilizado para proporcionar uma luz de aspeto natural aos corredores. O brilho branco e vivo cria uma atmosfera refrescante para os clientes, sem qualquer encandeamento desconfortável. O LED Ecostyle foi utilizado para a iluminação de acentuação, realçando a qualidade dos produtos com a excelente restituição cromática. Estes dois equipamentos representam uma poupança energética de 55% e 50%, respetivamente – uma mudança nada pequena para uma loja grande.

 

Nos frigoríficos e nas arcas congeladoras, foram instalados tubos Master LED SA para produzir um brilho branco aliciante e que permitem uma poupança energética de 60%. O seu funcionamento que praticamente não produz calor significa que as unidades de refrigeração podem manter-se à temperatura necessária sem utilizar potência adicional, o que permite reduzir ainda mais as despesas. O controlo de todos os sistemas de iluminação é conseguido através do Philips Dynalite em combinação com a rede DyNet. Este sistema de controlo permite a utilização de definições de luz pré-programadas, para uma conveniência do tipo “instalar e esquecer”.

 

O novo sistema de iluminação 100% LED poupa mais de 60% em energia utilizada para iluminação em comparação com os sistemas de iluminação padrão do Carrefour. Espera-se que as emissões de CO2 sejam reduzidas num impressionante valor de 96 toneladas por ano.

Instalar uma  
atração instantânea

A equipa

Carrefour S.A. - Hipermercado Carrefour Santiago

Cliente

José Francisco Moyá

Diretor Técnico

Juan Carlos Monteagudo

Consultor Philips

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website