Implementar inovações
na iluminação escolar

In der Alten Forst, Hamburgo, Alemanha

   

Saiba o que aconteceu quando a nossa nova tecnologia de iluminação escolar foi experimentada em Hamburgo.

Vimos com os nossos olhos
e os resultados

confirmaram que a aplicação específica de luz pode realmente ter um efeito positivo na aprendizagem e no ambiente de aprendizagem."

 

- Andreas Wiedemann, Diretor da escola In der Alten Forst

Desafio do cliente

 

Uma pesquisa recente descobriu algumas relações complexas entre a luz e o bem-estar. Se o nosso cérebro tem uma resposta positiva a determinadas frequências de luz, que efeito pode ter a luz na aprendizagem? A escola Grundschule In der Alten Forst em Hamburgo, Alemanha, ajudou-nos a descobrir.

A iluminação adequada

 

A Grundschule In der Alten Forst é uma escola básica em Hamburgo, Alemanha, com 12 turmas e 368 crianças. A Philips abordou a escola com a ideia de nela testar a tecnologia SchoolVision. Este sistema de iluminação escolar transmite a dinâmica da luz do dia para as salas de aula, permitindo que o professor escolha entre quatro definições de luz diferentes. Estas definições de luz ajustam a atmosfera em ambientes da sala de aula para que se adapte à tarefa de aprendizagem.

 

O diretor da escola, Andreas Wiedemann, teve todo o gosto em ajudar. A iluminação foi testada em 166 alunos com idades entre os oito e os dezasseis anos. Uma vez instalada a iluminação SchoolVision nas salas de aula, foram utilizados testes cientificamente provados para medir os níveis de atenção e concentração das crianças. Os resultados foram comparados com medidas de referência e com as medidas de um grupo de controlo a trabalhar com luz normal.

 

A velocidade de leitura das crianças aumentou em quase 35% no estudo SchoolVision. A concentração melhorou dramaticamente e a frequência de erros diminuiu em quase 45%. Embora não tenha ocorrido qualquer mudança significativa na agressividade, as provas visuais demonstraram uma mudança evidente nos níveis de hiperatividade. A hiperatividade observada foi reduzida em até 76% quando os alunos receberam um problema matemático para resolver sob o cenário de iluminação “calmo”.

 

A SchoolVision criou um excelente ambiente de aprendizagem que proporciona aos alunos da In der Alten Forst o melhor começo possível no mundo escolar. E, uma vez que as luzes diminuem automaticamente quando existe luz natural suficiente ou quando as salas de aula estão vazias, a escola também reduziu as despesas de energia.

Introduzir uma nova visão
para a escola

A equipa

Andreas Wiedemann, diretor da escola

Cliente

Prof. Dr. M. Schulte-Markwort

Equipa de investigação universitária

Psic. Dipl. N. Wessolowski

Equipa de investigação universitária

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website