Mais marcas da

Implementar inovações
na iluminação escolar

In der Alten Forst, Hamburgo, Alemanha

   

Saiba o que aconteceu quando a nossa nova tecnologia de iluminação escolar foi experimentada em Hamburgo.
Um professor ajuda os alunos em In der Alten Forst, iluminada pela iluminação escolar Philips

Vimos com os nossos olhos
e os resultados

confirmaram que a aplicação específica de luz pode realmente ter um efeito positivo na aprendizagem e no ambiente de aprendizagem."

 

- Andreas Wiedemann, Diretor da escola In der Alten Forst

O sistema de iluminação Philips SchoolVision cria diferentes ambientes de aprendizagem nas salas de aula em In der Alten Forst

Desafio do cliente

 

Uma pesquisa recente descobriu algumas relações complexas entre a luz e o bem-estar. Se o nosso cérebro tem uma resposta positiva a determinadas frequências de luz, que efeito pode ter a luz na aprendizagem? A escola Grundschule In der Alten Forst em Hamburgo, Alemanha, ajudou-nos a descobrir.

A iluminação adequada

 

A Grundschule In der Alten Forst é uma escola básica em Hamburgo, Alemanha, com 12 turmas e 368 crianças. A Philips abordou a escola com a ideia de nela testar a tecnologia SchoolVision. Este sistema de iluminação escolar transmite a dinâmica da luz do dia para as salas de aula, permitindo que o professor escolha entre quatro definições de luz diferentes. Estas definições de luz ajustam a atmosfera em ambientes da sala de aula para que se adapte à tarefa de aprendizagem.

 

O diretor da escola, Andreas Wiedemann, teve todo o gosto em ajudar. A iluminação foi testada em 166 alunos com idades entre os oito e os dezasseis anos. Uma vez instalada a iluminação SchoolVision nas salas de aula, foram utilizados testes cientificamente provados para medir os níveis de atenção e concentração das crianças. Os resultados foram comparados com medidas de referência e com as medidas de um grupo de controlo a trabalhar com luz normal.

 

A velocidade de leitura das crianças aumentou em quase 35% no estudo SchoolVision. A concentração melhorou dramaticamente e a frequência de erros diminuiu em quase 45%. Embora não tenha ocorrido qualquer mudança significativa na agressividade, as provas visuais demonstraram uma mudança evidente nos níveis de hiperatividade. A hiperatividade observada foi reduzida em até 76% quando os alunos receberam um problema matemático para resolver sob o cenário de iluminação “calmo”.

 

A SchoolVision criou um excelente ambiente de aprendizagem que proporciona aos alunos da In der Alten Forst o melhor começo possível no mundo escolar. E, uma vez que as luzes diminuem automaticamente quando existe luz natural suficiente ou quando as salas de aula estão vazias, a escola também reduziu as despesas de energia.

Introduzir uma nova visão
para a escola

A equipa

Andreas Wiedemann, diretor da escola

Cliente

Prof. Dr. M. Schulte-Markwort

Equipa de investigação universitária

Psic. Dipl. N. Wessolowski

Equipa de investigação universitária

Casos relacionados