Mais marcas da

    Ligar

    experiências culturais

    Rota Rios de Luz,
    Valladolid, Espanha


    Saiba como Valladolid criou um itinerário na cidade histórica com iluminação arquitetural
    Iluminação arquitetural na Pasaje Gutiérrez, Valladolid, pela Iluminação Philips com o conceito Rios de Luz

    Nova iluminação
    arquitetural

    permitiu a Valladolid impulsionar o turismo e ao mesmo tempo melhorar a reputação em relação à inovação."
    Uma árvore de Chillida na rota Rios de Luz, iluminada pela Iluminação Philips
    Iluminação da rota Rios de Luz, Valladolid, com luzes LED da Iluminação Philips

    Desafio do cliente

     

    Valladolid é uma das cidades mais históricas de Espanha. Em tempos capital do império espanhol, tem um património rico e repleto de palácios elegantes, igrejas, praças, teatros, parques e museus. A luz poderia ajudar a autarquia da cidade a exibir a importância histórica de Valladolid?

    Iluminação paisagística do Teatro Calderón, Valladolid, pela Iluminação Philips

    A iluminação adequada 


    A decisão de utilizar iluminação urbana foi tomada para criar uma rota turística espetacular que pudesse realçar as fantásticas vistas de Valladolid. A Aureolighting, uma agência local de design, desenvolveu o conceito dos “Rios de Luz”. O nome faz referência ao rio Esgueva, que em tempos passava pela cidade antiga, mas foi desviado quando Valladolid se começou a industrializar. O projeto iria criar um novo “rio” simbólico onde o Esgueva esteve em tempos, de forma a iluminar com esplendor os espaços e os monumentos ao longo do percurso.

     

    A Philips trabalhou com a ELPA, o fornecedor de eletricidade da cidade, para instalar uma infinidade de equipamento LED ao longo da rota. As luzes levam os visitantes ao longo da rota, iluminando a arquitetura envolvente com uma iluminação colorida e brilhante. A cor principal de Valladolid, o bordô, é utilizada para iluminar os edifícios culturais, enquanto uma cor verde/azulada é utilizada para ajudar as pessoas a navegar pelo percurso do rio. As cores nos restantes edifícios variam consoante os eventos culturais, como o Natal.

     

    De modo a fornecer informações acerca dos monumentos ao longo da rota, instalaram-se ecrãs LED. Surgiram alguns desafios técnicos em relação a este componente adicional da rota, pois a tecnologia para ligar os ecrãs sem fios ainda não estava disponível nessa altura. No entanto, com alguma I&D, encontrámos uma solução e a Philips conseguiu oferecer uma solução pronta a utilizar para a cidade.

     

    A rota Rios de Luz é um exemplo impressionante de iluminação urbana e paisagística. O projeto trouxe um novo charme à cidade e o passeio ao longo da rota é uma experiência fantástica, tanto para turistas como para residentes.

    • LEDline² BCS710/713/716/719/722
      LEDline² BCS710/713/716/719/722
      O LEDline²é uma luz de delineamento linear de alto desempenho que cria efeitos de mudança de cor e cortinas de luz consistentes. Disponível em uma grande variedade de cores, óticas...
    • eW Graze Powercore
      eW Graze Powercore
      Muitas estruturas arquitetônicas precisam de um acessório linear capaz de iluminar cada vez mais longe. Os proprietários / usuários finais precisam de um produto controlável capaz ...

    Orientar os visitantes
    com luz 

    A equipa

    Câmara Municipal de Valladolid

    Cliente

    AUREO

    Designer de iluminação

    Aceder ao Web site

    Lara Elbaz

    Designer de iluminação

    Aceder ao Web site

    ELPA

    Instalador

    Casos relacionados