Transformar uma parede num centro de entretenimento

urbano

Fachada Multimédia Interativa,

Madrid, Espanha

Descubra como um expositor LED exterior está a melhorar um bairro local
miniatura de vídeo

A Fachada de Ação LED
é uma

uma infraestrutura concebida como suporte interativo, capaz de promover responsabilidade social, participação civil, transmissão de informação, interação social e experiências de lazer.”

 

- María Langarita e Victor Navarro - Langarita-Navarro Arquitectos

Pessoas olham para o expositor exterior LED Philips
Exibir o trabalho de um artista na fachada multimédia interativa

Desafio do cliente


A autarquia de Madrid está a levar a melhoria da cidade para o futuro. O seu programa Medialab-Prado, sem fins lucrativos, incentiva os jovens a produzir, a estudar e a divulgar a cultura digital. Mas de que forma poderia o programa levar estas atividades para um espaço público e melhorar a popularidade de uma área urbana?
Exibir o trabalho de um artista na fachada multimédia interativa

A iluminação adequada

 

A Câmara Municipal de Madrid viu uma oportunidade para colocar a tecnologia digital ao serviço da cidade. Encomendou à Langarita-Navarro Arquitectos o conceito e o design de uma “Fachada de Ação LED”. A ideia era construir um grande ecrã digital que pudesse ser facilmente posicionado na parte lateral do edifício, permitindo à cidade apresentar vários conteúdos multimédia num expositor.

 

A Philips Color Kinetics era a solução ideal para este plano. Composta por uma matriz de LED RGB, pode ser facilmente utilizada para conceber um dispositivo de visualização com geometria adaptável. A equipa utilizou esta tecnologia para criar um grande ecrã a cores, que pode ser definido para apresentar o trabalho de artistas e designers de todo o mundo. E, uma vez que o ecrã é interativo, pode ser utilizado para concursos e jogos públicos.

 

O projeto foi um êxito em todos os aspetos. O ecrã é utilizado regularmente para apresentar os talentos digitais de jovens e os residentes podem participar em jogos interativos no ecrã na companhia dos amigos. O resultado é que a movimentada Plaza de las Letras se tornou numa grande atração e cada vez mais pessoas querem viver no bairro.

 

Enquanto a Fachada de Ação LED estiver em funcionamento, uma coisa é certa: a parede “madrileña” tradicional vai ganhar vida de forma extremamente bela vezes sem conta.

Casos relacionados