Iluminação de armazéns

Tirar o armazenamento
da sombra
 

Armazém da Axro,
Hamburgo, Alemanha

Saiba como a Axro melhorou as condições de trabalho e reduziu os custos de funcionamento através da iluminação.

O nosso armazém conta com mais de 6000   produtos

de consumo. Por este motivo, a eficiência é essencial, mesmo ao nível da iluminação. Optámos pela iluminação LED por vários motivos e, com os LEDs Maxos, conseguimos uma solução de iluminação flexível e extremamente eficiente do ponto de vista energético."

 

– Steffen Genz, Gestor de Projetos da AXRO GmbH

Desafio do cliente

 

O sistema de iluminação ultrapassado da Axro tinha vários problemas. Os equipamentos de luz suspensos prejudicavam o acesso às prateleiras mais elevadas e eram frequentemente danificados ao elevar as paletes.

 

Além disso, a iluminação reduzida em algumas zonas do armazém dificultava a leitura das etiquetas. A Axro precisava também de reduzir as emissões de CO2 para ser elegível para a atribuição de subsídios por parte da cidade de Hamburgo. Era necessário renovar a iluminação.

A iluminação adequada 

 

A Axro é um revendedor e distribuidor especializado que oferece soluções profissionais para dispositivos de marca, consumíveis como tinteiros e toners e peças de substituição fabricadas por OEM (Fabricante de Equipamento Original). O sistema de iluminação do seu armazém, que utilizava lâmpadas fluorescentes suspensas e tinha 20 anos, foi substituído por equipamentos Maxos LED.

 

Os novos equipamentos foram instalados diretamente no teto, pelo que as paletes nas prateleiras superiores já não danificam as luzes. Além disso, as novas luzes brilhantes melhoraram significativamente a visibilidade no armazém. Como resultado das alterações, os pacotes sofrem menos danos e os funcionários não precisam de se esforçar tanto para ler as etiquetas. A tecnologia LED também ajudou a aliviar a carga de trabalho noutras áreas de atividade. Para proporcionar uma iluminação sem encandeamento e uniforme, instalámos lâmpadas Pacific LED à prova de humidade robustas na área de entrada dos cais de carga e iluminação exterior Luma no pátio.

 

Desta forma, os condutores desfrutam agora de uma visão mais nítida durante os trabalhos de carga e descarga. A luz nítida e acolhedora dos equipamentos PowerBalance também melhorou as condições de trabalho nos escritórios. Além disso, instalámos controlos Occuswitch DALI e Dynalite que permitem o controlo da iluminação em qualquer lugar consoante a presença de pessoas e a quantidade de luz natural disponível. As vantagens estão à vista. A nova iluminação não só melhorou a visibilidade para os funcionários, como também reduziu os custos de funcionamento para a empresa. O novo sistema consome menos dois terços de energia e permite à Axro poupar mais de 1000 euros por mês.

 

Para melhorar ainda mais, as emissões de CO2 foram reduzidas em 79%, permitindo à Axro atingir os seus objetivos ambientais. Por último, graças à vida útil mais longa dos novos equipamentos, os funcionários não terão de se preocupar com a manutenção dos equipamentos de teto durante os próximos 15 a 20 anos.

 

A nova iluminação reduziu os custos de energia em 67%, o que representa cerca de 1000 euros por mês. Os sistemas de controlo são responsáveis por 37% dessa poupança. Além disso, as novas lâmpadas vão proporcionar 50 000 horas de luz, em comparação com as 8000 horas do sistema anterior.

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website