Ambiente surpreendente,

atmosfera vencedora para o Friends Arena

Friends Arena,
Solna, Suécia


Descubra como a iluminação de estádios moderna está a ajudar o Friends Arena a maravilhar os adeptos à distância

A iluminação
arquitetural

deveria ser calma, com alterações de cor suaves. A definição de luz necessitava de uma certa uniformidade para dar a sensação de que o exterior tinha sido pintado em cores diferentes e conseguimos precisamente esse efeito.”

 

– Helena Åkerberg, arquiteta de iluminação. Lighthouse AB

Desafio do cliente

 

A nova arena nacional da Suécia precisava de um sistema de iluminação gigante. No entanto, o plano de iluminação exterior original para o recinto com capacidade para 65 000 pessoas era demasiado dispendioso e seria impossível de manter. A agência de design de iluminação Lighthouse AB pensou num plano mais prático com recurso à tecnologia Philips.

A iluminação adequada 


Com a sua arquitetura moderna recém-construída, o Friends Arena precisava de uma iluminação nova e entusiasmante. A ideia era construir um exterior vivo e dinâmico que pudesse ser alterado consoante o evento. Para tal, os designers procuraram uma solução de iluminação de estádios em RGB com potência suficiente para iluminar o exterior de 24 metros de altura desde cima e de baixo.

 

A iColorGraze Philips estava preparada para proporcionar um ambiente surpreendente. Apesar do seu baixo consumo de energia, consegue projetar luz a uma longa distância e criar uma parede de cores vibrantes. As luminárias foram colocadas de 3 em 3 metros para um aspeto equilibrado, o que também permite uma manutenção fácil. Em colaboração com o arquiteto, foi escolhido um estuque com o tom e a textura adequados para melhorar e refletir a luz de forma atrativa.

 

No interior do recinto, 316 luminárias ArenaVision iluminam o relvado, criando uma vista cristalina para os adeptos e jogadores. Estas iluminações com projetores conseguem iluminar o campo e ao mesmo tempo obter um consumo de energia mínimo. Além disso, as luminárias são direcionadas individualmente de modo a manter os níveis de luz abaixo de 3500 lux para as transmissões televisivas, cumprindo os requisitos da FIFA. Com todos os objetivos cumpridos, o projeto foi uma vitória estrondosa para o Friends Arena.


A iluminação de fachadas LED consegue mudar de cor instantaneamente, para que o exterior do estádio possa refletir as cores da equipa ou adaptar-se a eventos sazonais. Seja de que cor forem, as deslumbrantes paredes de luz prometem encantar os visitantes à distância.

  • ColorGraze MX Powercore
    Many architectural structures need a linear fixture capable of illuminating multiple storeys with minimal setback. Property owners/end users need a controllable product capable of ...
  • ArenaVision MVF404
    O holofote ArenaVision MVF404 – projetado para estádios abertos – aumenta drasticamente o impacto cênico e emocional dos esportes para o público televisivo e para os espectadores, ...

Orgulhar os
adeptos 

A equipa

Peab AB

Empresa de construção/Cliente

Helena Åkerberg, Lighthouse AB

Arquiteta de iluminação

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website