You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website

Ambiente surpreendente,

atmosfera vencedora para o Friends Arena

Friends Arena,
Solna, Suécia


Descubra como a iluminação de estádios moderna está a ajudar o Friends Arena a maravilhar os adeptos à distância
O exterior impressionante do Friends Arena, na Suécia, iluminado pela iluminação Philips

A iluminação
arquitetural

deveria ser calma, com alterações de cor suaves. A definição de luz necessitava de uma certa uniformidade para dar a sensação de que o exterior tinha sido pintado em cores diferentes e conseguimos precisamente esse efeito.”

 

– Helena Åkerberg, arquiteta de iluminação. Lighthouse AB

Fachada com variação de cor no Friends Arena, Suécia
Fachada impressionante com variação de cor no Friends Arena, Suécia, iluminado pela Philips

Desafio do cliente

 

A nova arena nacional da Suécia precisava de um sistema de iluminação gigante. No entanto, o plano de iluminação exterior original para o recinto com capacidade para 65 000 pessoas era demasiado dispendioso e seria impossível de manter. A agência de design de iluminação Lighthouse AB pensou num plano mais prático com recurso à tecnologia Philips.

Estádio Friends Arena iluminado de forma eficaz com iluminação Philips para campos desportivos

A iluminação adequada 


Com a sua arquitetura moderna recém-construída, o Friends Arena precisava de uma iluminação nova e entusiasmante. A ideia era construir um exterior vivo e dinâmico que pudesse ser alterado consoante o evento. Para tal, os designers procuraram uma solução de iluminação de estádios em RGB com potência suficiente para iluminar o exterior de 24 metros de altura desde cima e de baixo.

 

A iColorGraze Philips estava preparada para proporcionar um ambiente surpreendente. Apesar do seu baixo consumo de energia, consegue projetar luz a uma longa distância e criar uma parede de cores vibrantes. As luminárias foram colocadas de 3 em 3 metros para um aspeto equilibrado, o que também permite uma manutenção fácil. Em colaboração com o arquiteto, foi escolhido um estuque com o tom e a textura adequados para melhorar e refletir a luz de forma atrativa.

 

No interior do recinto, 316 luminárias ArenaVision iluminam o relvado, criando uma vista cristalina para os adeptos e jogadores. Estas iluminações com projetores conseguem iluminar o campo e ao mesmo tempo obter um consumo de energia mínimo. Além disso, as luminárias são direcionadas individualmente de modo a manter os níveis de luz abaixo de 3500 lux para as transmissões televisivas, cumprindo os requisitos da FIFA. Com todos os objetivos cumpridos, o projeto foi uma vitória estrondosa para o Friends Arena.


A iluminação de fachadas LED consegue mudar de cor instantaneamente, para que o exterior do estádio possa refletir as cores da equipa ou adaptar-se a eventos sazonais. Seja de que cor forem, as deslumbrantes paredes de luz prometem encantar os visitantes à distância.

  • ColorGraze MX Powercore
    ColorGraze MX Powercore
    Many architectural structures need a linear fixture capable of illuminating multiple storeys with minimal setback. Property owners/end users need a controllable product capable of ...
  • ArenaVision MVF404
    ArenaVision MVF404
    O holofote ArenaVision MVF404 – projetado para estádios abertos – aumenta drasticamente o impacto cênico e emocional dos esportes para o público televisivo e para os espectadores, ...

Orgulhar os
adeptos 

A equipa

Peab AB

Empresa de construção/Cliente

Helena Åkerberg, Lighthouse AB

Arquiteta de iluminação

Casos relacionados